quarta-feira, 7 de abril de 2010

Cura, Quem não a procura?

As queixas mais freqüentes dos pacientes ao psicoterapeuta têm sido depressão, medo, insegurança, rejeição, problemas afetivos e conjugais, transtorno do pânico e doenças psicossomáticas.


Freqüentemente as promessas de cura vêem das mais variadas formas, desde passes mediúnicos a pirâmides, banhos de ervas. Acreditando em tudo que se oferece, o homem vai se utilizando, de formulas e intermediários na sua relação com o sobrenatural esperando resultados além da ciência do homem.

Madeline esclarece que a cura interior propriamente não é um passe de mágica, não é entrar em novas fantasias, nem seguir uma técnica científica ou elaborada.

Como em qualquer processo terapêutico, é necessário o reconhecimento da necessidade da cura, além do compromisso, persistência, participação e cooperação. Ainda: Submeter-se ao tratamento e praticar a Palavra (Tiago 1:22 e 23).

A Psicoterapeuta diz que “O homem é um ser espiritual e, para atingir bem estar, necessita em primeiro lugar, de estabelece um vínculo com seu Criador. Tendo esse relacionamento, terá condições de fazer boas escolhas para sua vida”. Na sua opinião, não é preciso buscar muito longe orientações para saúde espiritual, mental ou física. ´´Existem princípios divinos que devem ser observados para o bem- estar do homem e isso encontramos em vários pontos da Bíblia como em Deuteronômios 5:33. ‘’ Andarei em todo o caminho que mando o Senhor vosso Deus para que vivas, bem vos suceda e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir “.

Creio que a diferença entre a visão da cura para os cristãos e outras linhas que também afirmam encarar o homem como ser espiritual – esotéricos e espiritualistas – reside no fato de que s cristãos colocam a Cristo como caminho para chegar a Deus. Explica Madeline. Para o Cristão significa arrepender-se dos pecados e crer em Jesus para ser salvo (João 3:3 e Mateus 3: 1-17). “ É daí que começa o processo de tratamento , com uma mudança de valores”

A Constatação da cura vem pela observação do bem-estar interior que os pacientes experimentam e que se manifesta pela mudança de comportamento. “O individuo sai do egocentrismo, da autopiedade e do sofrimento, passando a ter capacidade de amar, de se relacionar e de ser útil”. Conclui

Madeline Licitra de Gonzàlez
Psicóloga Clínica

A importância da Psicoterapia Infantil

A Terapia Infantil é a psicoterapia dirigida ao atendimento a crianças. Ela conta com recursos lúdicos a fim de abordar o mundo infantil, considerando as necessidades particulares e os aspectos especiais das crianças. Tem-se como referencial o sofrimento da criança e como objetivo ajudá-la a encontrar caminhos para sentir-se melhor.


São inúmeras as razões que levam pais ou responsáveis a procurar terapia para suas crianças.

Podemos destacar o baixo rendimento escolar, comportamentos agressivos, timidez, enurese noturna, hiperatividade, dificuldades de interagir com outras crianças ou familiares, depressão, obesidade, etc. Os comportamentos-problema nas crianças, podem estar associados à falta de habilidade para lidar com situações adversas e difíceis, como a separação dos pais ou mudança de escola. Nestes casos a terapia irá auxiliá-la, com a metodologia adequada, na aquisição de novos comportamentos eficientes para lidar com as situações geradoras do estresse emocional.

O envolvimento dos pais é extremamente importante no processo terapêutico do filho, através de sessões de orientação. Em tais encontros, os pais aprendem formas alternativas de ajudar o filho, bem como passam a entender o que ocorre no contexto familiar e o que poderia estar gerando ou mantendo o problema. Percebe-se, neste modelo, que todo ambiente no qual a criança interage deve ser considerado e também ser foco de intervenção. Neste sentido, pode-se orientar, inclusive, outros familiares e a escola.

O Psicólogo, através de sua relação genuína com a criança, inicia um processo de mudança comportamental dentro do consultório com o intuito de que estes progressos sejam ampliados para os ambientes naturais da criança. Assim ela conseguirá se comportar de forma a se sentir bem em todas as esferas de sua vida.